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Anitta e o “Check Mate” da audiência internacional

As primeiras peças do tabuleiro internacional da cantora Anitta já estão sendo movidas. Depois de dominar o público nacional, a cantora quer ampliar sua audiência na América Latina e chegar nas paradas de sucesso da Billboard. Para entender os movimentos precisos e  calculados precisamos analisar o marketing e a comunicaçãoanitta-pecas-xadrez-xeque-mate-825x432 da cantora.

Desde seu surgimento com a música “Show das Poderosas”, em 2013, Anitta vem emplacando diversos singles como “Deixa ele Chorar”, “Zen”, “Meiga e Abusada”, “Bang” , entre outros. Produções elaboradas de videoclipes alavancam os singles colocando-a constantemente no ranking das músicas mais tocadas no país. Anitta está conquistando uma legião de fãs, os quais movimentam suas redes sociais e a impulsiona no cenário brasileiro. Para Daniel Dayan, “um público não apenas oferece atenção, mas também solicita atenção”(2005). Mas esse quesito a cantora tira de letra. Com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, Anitta se apresenta como uma pessoa sincera e interativa.“Um público não é simplesmente um espectador no plural, um somatório de espectadores, um montante. Trata-se de uma entidade coesa cuja natureza é coletiva, um agrupamento caracterizado pela sociabilidade compartilhada, por uma identidade compartilhada e por algum senso dessa identidade” (Dayan, 2005).

Porém a jogada dos sonhos é o “Check Mate” da audiência internacional. Anitta está aumentando sua popularidade no exterior. Mas a maioria de seus novos consumidores não imaginam o esforço de marketing que a brasileira vem fazendo. “A audiência é produzida por atos de mediação e vigilância, normalmente sem conhecimento de como as pistas que ela deixa podem ser ajustadas pelas indústrias de mídia”, (Dayan, 2005).

 

Uma das táticas desenvolvidas é a utilização de parcerias com músicos já influentes nos outros países. Já foram desenvolvidos feats com J Balvin, no remix de “Ginza”, e no dueto com Maluma, em “Sim ou Não”. A participação no single “Switch” da australiana Iggy Azalea. O qual rendeu a primeira aparição de Anitta na TV norte-americana no programa “The Tonight Show” com o apresentador Jimmy Fallon, um dos principais talk show dos EUA.

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Mas a coisa esquentou de vez foi com o lançamento de “Paradinha”. Com uma estrutura de marketing e logística em vários países da América Latina, Anitta lançou prévias convidando seu público para aguardar a primeira música solo internacional cantada em espanhol. Uma exacerbada campanha nas redes sociais fez a música ter mais de 6,4 milhões de views no youtube nas primeiras 24 horas. Hoje, 4 meses após o lançamento, o clipe já possui mais de 200 milhões de acessos. A música chegou ser a mais tocada em países como México e Colômbia.  

Poucos dias após movimentar uma grande peça no tabuleiro, mais uma grande jogada: a canção “Sua Cara”, do Major Lazer, que também conta com a cantora Pabllo Vittar obteve grandes projeções.

Sem álbum previsto e trabalhando singles ao longo do ano, Anitta traçou uma nova estratégia para seus próximos lançamentos. A carioca anunciou em agosto o projeto “Check Mate”, ela pretende lançar um novo single por mês, sempre acompanhado por um clipe. A cantora dá uma passo a frente de seus concorrente, pois entende que os hábitos de consumo da indústria fonográfica estão sendo modificados. “Em vez de esperar passivamente pelo conteúdo a ser distribuído como na época da radiodifusão aberta, os usuários estão buscando ativamente e comparando mídia sobre assuntos importantes por meio de mecanismos de buscas, recomendações, vídeos on demand, guias de programas interativos, feeds, recomendações e sites de nichos. Isso está colocando pressão sobre os criadores para que converta seu conteúdo, de forma que ele fique não apenas acessível através de várias plataformas e dispositivos, mas também formatado e marcado de forma adequada para que tenha maior probabilidade de ser encontrado”. (Jessica Clark, 2009)

Henry Jenkins aponta o telefone celular como exemplo representativo do período que estamos vivenciando, ressaltando o papel central que o aparelho desempenha em diversas situações, dentre elas as estratégias de marketing. Admite que estes dispositivos desprenderam-se da condição de mero telefone, tornando-se ferramenta importante para produção, envio e recebimento de vídeos, músicas, fotos e jogos eletrônicos. O conceito de convergência, proposto por Jenkins, refere-se ao paradigma configurado para representar a mente dos consumidores individuais e que pode ser percebido em suas interações sociais, nas formas de consumo e nas relações dos usuários com a tecnologia contemporânea (Jenkins, 2013).

Dentro do seu novo projeto Anitta já lançou as músicas “Will I See You”, como Poo Bear e “Is That for Me”, com o DJ Alesso, ambas cantadas em inglês. Fato é que Anitta vem articulando muito bem sua entrada no cenário estrangeiro. E quem sabe a próxima diva internacional não é a brasileira? Sorte Anitta e “Check Mate”!

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JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2013.

 


1 Comentário

  1. Falta agora um texto sobre o Vai Malandra!!!!

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