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Fato ou Fake: a resposta do jornalismo para as notícias enganosas

por Aline Pinna

 

Depois de ter sido considerada a palavra do ano de 2017, conforme o site BBC (British Broadcasting Corporation), a expressão fake news (em português significa notícias falsas) continua sendo bastante discutida. Isso porque todos os conteúdos que são publicados na Internet são espalhados de forma muito veloz. Logo, há uma influência muito grande sobre a opinião pública.

Como fala João Vitor Gonzaga (2017), por conta dos efeitos perigosos e daninhos que as notícias falsas causam, as redes sociais decidiram buscar combater os usuários que disseminam as informações enganosas e, também, aquelas pessoas que não fazem por mal, mas acreditam em qualquer conteúdo e acabam propagando as notícias manipuladas.

Por conta da crescente disseminação de conteúdos duvidosos, Gonzaga (2017) cita uma pesquisa divulgada pelo Instituto Reuterns onde fala que nos próximos anos haverá uma ampliação das ferramentas para a análise das informações distorcidas. Hoje, podemos reparar que o jornalismo atual está trabalhando para lutar contra as fake news. Vemos isso com a criação de uma nova editoria: Fato ou Fake.

capa - fato ou fake globo news

Essa nova criação televisiva e online parece que é o resultado que os jornalistas/comunicadores viram para encarar as notícias manipuladas nas suas plataformas, aplicativos e redes digitais. Criada em 30 de julho de 2018, o novo projeto busca esclarecer o que é informação e o que é boato. O objetivo é de alertar o público sobre as notícias falsas propagadas na Internet ou pelo celular.

Para isso ocorrer de forma bem apurada, a editoria é formada por diversos jornalistas da Globo News, TV Globo, G1; jornais Globo, Valor e Extra; Revista Época e Rádio CBN. Essa junção monitora todos os dias as informações suspeitas que são compartilhadas de maneira rápida. Depois dessas checagens feitas pela equipe, os jornalistas divulgam as apurações em seus sites, emissoras e redes.

Outra questão importante dessa nova editoria é que todos os conteúdos que são averiguados pelo grupo jornalístico recebem um “selo”: fato, fake ou não é bem assim. A partir desses selos, as pessoas poderão compreender se a notícia é real, irreal ou se tem algo verdadeiro inserido no conteúdo verificado.

Portanto, percebemos que os novos recursos para combater as notícias falsas estão começando a surgir. O jornalismo teve que se adequar e se aperfeiçoar perante as inúmeras informações que aparecem diariamente. Assim, as técnicas jornalísticas devem ser usadas pelo enunciador, não deixando o furo jornalístico tomar conta, pois a publicação de uma notícia errada pode ser fatal.

 

Referências:

FAKE NEWS É ELEITA A PALAVRA DO ANO. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41843695>. Acesso em: 25 de novembro de 2018.

GONZAGA, João Vitor de Lacerda. Uma análise das redes sociais na política brasileira. 2017. (Artigo de conclusão do curso Ciências Humanas, da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2017).

VÍDEOS G1 FATO OU FAKE. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/playlist/videos-g1-fato-ou-fake.ghtml>. Acesso em: 14 de dezembro de 2018.


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