Literacies

Início » Sem categoria » “Uma democracia será tão boa quanto o jornalismo que tivermos”

“Uma democracia será tão boa quanto o jornalismo que tivermos”

Mesmo em uma era de informações cada vez mais rápidas, a internet pode ser uma aliada para uma comunicação humanizada (Foto: ijeab / Freepik)

Já virou um alerta comum: esses dias, mesmo, vi um guia de museu falando sobre fake news. Ele perguntou para vários alunos, todos estudantes do primeiro ano do ensino médio, o que esse termo estrangeiro queria dizer. Confesso que eu fiz errado: subestimei. Estava focada em outra coisa, uma das exposições da galeria, e nem prestei muita atenção, assumindo que os alunos seriam vencidos pela timidez coletiva e não responderiam a pergunta.

Mas, como já disse, errei. Um menino de boné disse que fake news eram informações falsas que estavam viralizando na internet. Ele brincou, dizendo que eram tipo as correntes que os tios mandavam nos grupos de whatsapp. Os colegas riram e eu me peguei me repreendendo mentalmente, justamente por repetir um padrão que considero ultrapassado, e até ingênuo: o de subestimar o interesse e o conhecimento das pessoas, principalmente os jovens.

Com as notícias cada vez mais fáceis e mais rápidas de se compartilhar, chovem as críticas sobre como a internet está matando a vontade de aprofundamento e fazendo reinar o apetite por informações mais curtas, diretas e, se possível, em tempo real. Claro que não são considerações que não valem um ponderamento — mas elas escondem um perigo: esse instinto de subestimar, nesta era da convergência em que vivemos, a sede por notícias e análises bem apuradas e aprofundadas.

Esse esteriótipo recai com mais força sobre os mais jovens, especialmente os que já cresceram inseridos na cibercultura. Com esse furor da convergência midiática nas plataformas digitais, as chamadas “velhas” mídias (o jornal impresso, a TV e o rádio) não estão em extinção, como já apontou Jenkins, mas sim se reinventando: e, neste processo, estão fortalecendo o diálogo com um preceito não só fundamental para o jornalismo, mas também à literacia midiática: o de fornecer informações sérias e embasadas, promovendo um ambiente de ampla cidadania.

Afinal, é com o acesso ao conhecimento que podemos compreender nosso âmbito político, social e, até mesmo, histórico.

A apuração por trás dos podcasts já contraria quem taxa o meio on-line como fútil e/ou movido por informações rasas ou falsas (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“Uma democracia será tão boa quanto o jornalismo que tivermos.” Esta é uma frase cunhada pelas apresentadoras e idealizadoras do podcast Mamilos, Cris Bartis e Juliana Wallauer. E é para falar dessa mídia — o podcast — que se inspira esse texto. Dei essa volta toda pra chegar nele: produto híbrido da cultura da convergência, sendo metade rádio, metade internet. A própria existência do podcast já contraria quem taxa o meio on-line como fútil e/ou movido por informações rasas ou falsas. Geralmente com mais de trinta minutos de duração, podendo se estender (e até passar) a marca de duas horas, essa mídia só cresce no Brasil: atualmente, são mais de 1.400 programas nacionais. Muitos deles são como o próprio Mamilos, que se dispõe a debater assuntos polêmicos através da ótica do respeito e da empatia.

E é por isso que é bom, então, ficarmos atentos para mais esta plataforma difusora de comunicação, cujo potencial didático já começou a ser desbravado. É mais uma oportunidade para compreendermos, ainda que seja através de uma nova mídia, como consumimos e pautamos as informações que recebemos através de todas as outras, além de se constituir como um instrumento acessível — e poderoso –para a construção de cidadãos mais participativos.

 

Referências:
“Uma democracia será tão boa quanto o jornalismo que tivermos” – Entrevista de Cris Bartis e Juliana Wallauer http://tutano.trampos.co/7484-entrevista-cris-bartis-juliana-wallauer/
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2013.
NOTÍCIAS, Divulgador de. O Áudio na Internet: Brasil tem mais de 1.400 podcasts ativos no país. 2016.
Disponível em: <http://www.dino.com.br/releases/o-audio-na-internet-brasil-tem-mais-de-1400-podcasts-ativos-nopais-dino890117066131&gt;.
Podcast Mamilos (http://www.b9.com.br/podcasts/mamilos/)


2 Comentários

  1. 99pcento disse:

    Ótimo texto. Gostaria de compartilhar. Quem é o autor? Abraços

    Curtir

Deixe um comentário